Como a inteligência artificial melhora a gestão de documentos?
Data de Publicação: 14 de julho de 2023
A inteligência artificial (AI) já é capaz de processar e manipular informações muito além da capacidade de nosso cérebro.
Por essa razão, algoritmos de AI estão sendo usados em aplicações para gerenciamento de documentos. Essa é uma forte tendência tecnológica que vem ganhando fôlego nos últimos anos.
Ficou curioso a respeito dessa verdadeira revolução tecnológica que está em curso? Não se preocupe! Neste post vamos explicar como funciona o uso da inteligência artificial na gestão de documentos. Preparado? Acompanhe!
O funcionamento da inteligência artificial na gestão de documentos
Só mais recentemente, o poder computacional disponível tornou-se suficiente para o processamento mais intenso de cálculos em inteligência artificial. Ou seja, o que antes era apenas teorizado por falta de tecnologia, agora pode ser testado e projetado.
Na gestão de documentos, os processos AI funcionam identificando, categorizando e interpretando os dados tratados. Por meio dessa tecnologia, torna-se possível aos softwares de gestão identificar padrões. O gerenciamento de documentos físicos também tem muito a ganhar com a AI. Aplicações com essa tecnologia podem organizar e categorizar documentos e formulários em tempo real durante o processo de digitalização, indexando os itens automaticamente.
Prospecções de crescimento para esse mercado
Encontrar dados críticos em meio à torrente de informações da rede é o grande desafio para tomada de decisões inteligentes nas empresas. Para essa demanda em especial, a AI é o maior trunfo das aplicações corporativas, pois otimiza esse processo, deixando-o mais rápido, dinâmico e menos oneroso.
Essas tecnologias de inteligência artificial na gestão de documentos têm respondido a uma forte necessidade das corporações. As prospecções são para lá de favoráveis. Segundo pesquisas, o mercado de softwares corporativos com recursos de inteligência artificial movimentará cerca de 11 bilhões de dólares até meados da próxima década. Para se ter uma ideia, a taxa de crescimento anual deste mercado chega aos 56%.
Estima-se para o ano de 2020 um crescimento em 44 vezes do volume do Big Data atual, por isso o gerenciamento inteligente nesse crescente volume de dados será cada vez mais primordial.
Benefícios e aplicações para o fluxo de trabalho
Tradicionalmente, o que se faz no processo de digitalização de documentos para inserir no Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é colocar cada arquivo digitalizado no sistema manualmente. Nem precisa falar que isso gera um trabalho enorme.
Com o uso das tecnologias AI, é possível poupar todo esse trabalho manual na classificação e indexação de informações em documentos físicos, agilizando todo o processo. Um exemplo prático de aplicação dessa tecnologia em gestão de documentos de uma empresa é o gerenciamento AI relativo às despesas de um negócio.
Essa tecnologia permite a automatização dos processos de pagamento de contas por meio da organização e classificação de informações nas faturas e boletos.
Dessa forma, seu sistema de contabilidade poderá reduzir significativamente o tempo necessário para processar todos esses dados numéricos, evitando atrasos, erros humanos e, consequentemente, gerando economia para a empresa.
Gestão de documentos, inteligência artificial e dispositivos mobile
É claro que a tecnologia mobile não poderia deixar de contribuir com esse processo. Por meio das câmeras dos gadgets é possível realizar escaneamentos, trazendo os mais diversos documentos para a gestão digital.
O McFile, por exemplo, oferece um aplicativo mobile com essa função. Com recursos para escaneamento e arquivamento na nuvem dos documentos. Claro que o escaneamento de imagens e inserção dos arquivos em sistemas de gestão de documentos não chega a ser exatamente uma novidade. A grande inovação é a inserção da tecnologia AI nesse processo.
Por meio dela, torna-se possível não apenas a digitalização do documento, mas a extração e coleta de dados contidos no arquivo gerado, bem como a classificação e a validação desses dados, tudo isso de forma automatizada e em tempo real.
Gestão otimizada de grande volume de dados
Em se tratando de grandes volumes de documentos, essa tecnologia mostra-se revolucionária, beneficiando, por exemplo, o trabalho na área jurídica. Advogados e profissionais do direito muitas vezes têm que formar grandes equipes e despender vários meses na análise de processos.
Com a inteligência artificial aplicada à gestão desses documentos, esse massivo esforço poderá ser abreviado enormemente, liberando a força de trabalho para um melhor aproveitamento na tomada de decisões.
Muito além da tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), esse método com AI adiciona capacidade nos sistemas de aprendizagem com base nos conteúdos dos documentos, não apenas em estruturas e reconhecimento de padrões.
Aí você pode pensar: “Esses documentos comumente estarão com fontes, diagramações, formatações diferentes, a inteligência artificial não irá conseguir extrair esses dados.” Essa é a parte fascinante do processo. As ferramentas atuais são capazes de identificar esses dados independentemente de sua localização no documento e de quaisquer outros detalhes de diagramação ou formatação.
Os algoritmos de inteligência artificial, usando uma lógica de programação complexa, conseguem interpretar e extrair informações de maneira precisa e confiável dos documentos analisados. Imagine a economia de recursos que se viabiliza por meio dessa fantástica ferramenta!