As empresas têm se beneficiado cada vez mais das tecnologias, e suas recentes transformações. Nesse contexto, o compartilhamento de dados é uma das principais funcionalidades. Vem sendo utilizado em vários aspectos e áreas do universo corporativo e empresarial. Isso porque oferece desde redução de custos até a melhora na segurança de dados e arquivos, além de aumento da eficiência e flexibilidade às equipes. Quando tecnologias, como essa, são implementadas pelas empresas, é visível o quanto elas ampliam as possibilidades do dia a dia de trabalho.
Quer entender melhor o que é e como funciona o compartilhamento de dados empresariais? Neste artigo, a Destaque esclarece. Confira a seguir mais detalhes sobre o assunto!
O compartilhamento de dados é uma prática que envolve a disponibilização de dados e recursos para serem acessados por diversos departamentos ou partes interessadas dentro de uma organização. Essa prática é fundamental, pois permite que as informações fluam livremente e que as decisões sejam tomadas com base em dados precisos e atualizados.
Essa funcionalidade pode incluir o compartilhamento de dados financeiros, sobre vendas, clientes, recursos de TI e mais. Todas essas informações podem ser partilhadas entre as equipes de uma organização. Garante que elementos relevantes para o trabalho estejam disponíveis para todos.
Outro aspecto interessante é que o uso das tecnologias ajuda a evitar duplicação de dados e desperdício de recursos. Dessa forma, o compartilhamento de dados viabiliza um trabalho mais eficiente, dinâmico e integrado entre os colaboradores da empresa. A comunicação e a colaboração entre diferentes equipes e departamentos também são aprimoradas nesse processo. Mantendo as informações disponíveis para todas as partes interessadas, fica mais fácil que todos trabalhem em conjunto e tomem decisões bem fundamentadas.
O compartilhamento de dados em empresas opera por meio de sistemas dedicados ao armazenamento e compartilhamento de informações, permitindo o acesso simultâneo por diversos usuários. Atualmente, a maioria dessas soluções é desenvolvida para funcionar na nuvem, viabilizando o acesso remoto por usuários em qualquer local e a qualquer momento.
Seja qual for a solução escolhida pela sua organização, a prática de compartilhamento de dados empresariais deve ser conduzida com cautela para garantir a segurança de informações sensíveis e pessoais, como dados de clientes e informações financeiras. Para isso, é crucial que as empresas implementem medidas de segurança apropriadas. Entre elas, podemos citar:
Também é importante definir as permissões de acesso para garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações. Isso pode ser feito por meio de controles de acesso baseados em funções, que permitem que os usuários acessem apenas os dados necessárias para realizar suas tarefas.
Atualmente, há várias ferramentas e tecnologias sendo exploradas com essas finalidades. Algumas das mais comuns são:
A adoção de sistemas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos proporciona inúmeros benefícios para as empresas. Ao implementar um sistema de GED, é possível substituir os tradicionais processos manuais de gerenciamento de documentos, como arquivamento em papel e pastas físicas, por procedimentos digitais automatizados. Essa transição resulta em ganhos substanciais de eficiência operacional, refletindo diretamente na produtividade e reduzindo o tempo com tarefas administrativas.
Além do aprimoramento do fluxo de trabalho, o uso desses sistemas contribui para a redução de custos associados à impressão e armazenamento físico de documentos. A eliminação da necessidade de manusear papel e a transição para documentos digitais não apenas reduzem os gastos com suprimentos de escritório, mas também minimizam custos relacionados à gestão de arquivos físicos.
A Destaque é especialista na área de gestão de dados e oferece uma gama de soluções abrangentes. Oferecemos software de gestão de documentos, serviços de guarda e digitalização de documentos para atender às suas necessidades específicas.
Trabalhamos com métodos de organização altamente eficientes e oferecemos possibilidades diversas para otimizar os processos do seu negócio. Comprometemo-nos a atender todos os parâmetros de qualidade e segurança que sua empresa demanda, proporcionando uma gestão eficaz e livre de preocupações.
Entre em contato conosco para explorar as soluções personalizadas que podemos oferecer. Estamos prontos para impulsionar a eficiência da sua empresa e garantir o cuidado adequado dos seus documentos. Fale já conosco!
Sabe o que é e como funciona a assinatura eletrônica na gestão de documentos? Descubra…
Sabe o que é BPO ou terceirização de processos de negócios, e como pode ser…
Sabe quais são as vantagens e desafios do armazenamento na nuvem para gestão de documentos?…
Veja 5 dicas de segurança de dados na gestão documental! Sabe como garantir a segurança…
Sabe como a gestão documental para empresas e o compliance se relacionam? No artigo, conheça…
Já pensou em integrar o sistema GED com outros softwares que sua empresa usa? Veja…