É quase óbvio que a tecnologia desempenha um papel essencial em nossa sociedade. Os números são mais animadores quando se analisa a situação das futuras gerações, daquelas crianças que sabem ligar o celular, manusear um tablet ou navegar na Internet desde cedo. O desenvolvimento de nossas crianças evoluiu para o campo da digitalização, de tal forma que se poderia dizer que em vez de pensar com lápis e papel, agora pensam de forma digital.

Esses novos hábitos tomam conta dos mais pequenos, que agora brincam, leem e aprendem novos conceitos graças ao uso do computador ou dispositivo móvel. Inclusive em época de Corona vírus em que muitos alunos estão em casa, professores estão vendo grandes vantagens na hora de ensinar a distância por meio da tecnologia.

Agora é possível encontrar os grandes clássicos da literatura em formato de ebook ou resolver problemas matemáticos diretamente no seu computador. As eternas horas passadas na biblioteca consultando extensos livros mudou para que em um único clique, as crianças possam encontrar no Google tudo o que procuram. Não se trata apenas da Internet, como vasta rede informacional, mas também das bases de dados de escolas, institutos e universidades, que disponibilizam cada vez mais aos alunos um maior número de artigos, ficheiros e relatórios digitalizados de interesse.

A presença de novas tecnologias em sala é mais frequente a cada dia; salas de informática com computadores altamente qualificados; laptops nas mesas para acompanhar a turma desde a telinha, visualizando e compartilhando determinados arquivos; Baixar aplicativos educacionais móveis para reforçar o conhecimento matemático, histórico ou linguístico. É verdade que o fenômeno da digitalização eliminou aquela experiência mítica das pessoas entrarem em contato direto com o cheiro e o toque de um livro, mas também garantiu dar um passo em direção a novos formatos e apostar na inovação como recurso. Grandes documentos históricos com as melhores garantias de qualidade e ao serviço dos alunos.

Graças à digitalização, os livros e arquivos educacionais podem ser consultados pelos alunos de hoje e amanhã, sem se deteriorar com o tempo. Da mesma forma, garantem a possibilidade de vários alunos acessarem o mesmo documento ao mesmo tempo, podendo ser compartilhados e enviados automaticamente em questão de segundos. Embora não pensemos nisso, a digitalização permite substituir bibliotecas e estantes de uma sala por um espaço menor para armazenar CDs e DVDs que podem ser de interesse educacional para os alunos.

O fenômeno da digitalização poderia eliminar a necessidade de as crianças carregarem mochilas pesadas e cheias de livros de casa para a escola, utilizando exclusivamente um dispositivo tecnológico no qual teriam as tarefas a serem realizadas. Esta situação aumentaria ainda mais a produtividade e rentabilidade dos alunos, que se sentiriam mais motivados para descobrir novos conceitos ao mesmo tempo que desenvolvem as suas competências tecnológicas.

A presença da digitalização na educação traz benefícios notáveis ​​para o crescimento das crianças e adolescentes:

1.Com a digitalização das salas de aula ou a distância, será possível aos alunos trabalharem com diversos formatos audiovisuais (textos, imagens, vídeos, jogos, sons, mapas, etc.), tornando as aulas mais agradáveis.

2.​​A tecnologia permite a personalização do ensino, ou seja, o aluno vai utilizar o material que melhor o estimula e ajuda a aprender.

3.A possibilidade de expandir as informações por meio de imagens e vídeos facilitará o trabalho do professor, uma vez que os alunos compreenderão melhor os tópicos e as informações apresentadas. Da mesma forma, as crianças podem expandir conceitos de forma rápida e fácil.

4.Incorporar a tecnologia nas aulas ajudará os alunos a desenvolver o aprendizado e a melhorar a qualidade do processo educacional.

5.A comunicação entre professores, alunos, famílias e equipe de ensino se tornará mais fluida, melhorando o processo de aprendizagem.

Sua equipe escolar já pensou nessa possibilidade de digitalização para sua escola?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *