Outubro é um mês muito importante para todas as mulheres, já que nesse mês, mais do que nunca, nos lembramos da importância do exame de mama.

O movimento de prevenção ao câncer de mama começou em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Aqui no Brasil as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002. Desde então o Laço Cor-de-rosa é um símbolo Internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do Câncer de mama.

O uso de pequenos laços nas roupas tem servido como mensagem de solidariedade social frente a diversos temas ou situações, como o laço preto em sinal de luto ou o laço vermelho em apoio a pessoas que sofrem de HIV / AIDS. Penney Laingen foi a primeira a usar uma fita branca em 1979 como um sinal de paz e esperança quando soube que seu marido militar havia sido feito refém no Irã.

Foi assim que o laço se tornou um símbolo de apoio social para quem luta por uma causa comum. Para que a prevenção e o cuidado ao câncer de mama não fossem excluídos e graças à iniciativa da Fundação Susan J. Komen – criada em 1982 por Nancy Brinker, para homenagear Susan, que faleceu com esse câncer aos 36 anos de idade – que deu esta pequena fita aos corredores durante uma maratona em Nova York no início dos anos 1990. No entanto, é Evelyn Lauder – uma figura importante na indústria de beleza e cosméticos – a criadora do icônico laço rosa que representa a luta contra o câncer de mama.

Para detectar essa doença, é importante que a mulher saiba o que é normal em suas mamas e esteja atenta a todas as alterações. Esta, através de uma simples inspeção manual, com o autoexame periódico da mama. Se notar um caroço ou tumor, acompanhado ou não de dor, pele avermelhada ou casca de laranja na mama, deve-se procurar atendimento médico imediato.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres. Só em 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que 1,38 milhão de novos casos são detectados anualmente, dos quais aproximadamente 30% das pessoas perdem a vida em decorrência da doença.

O mês rosa serve para que toda a população tome conhecimento dessa doença, saiba como detectá-la, saiba o tratamento e os cuidados subsequentes que devem ser tomados. É importante saber que mais de 90% dos casos de câncer de mama são detectados pelo autoexame. Devemos conhecer nosso próprio corpo e as mudanças nele!

Além da genética, outros fatores muito importantes para ajudar a prevenir esta doença são manter uma dieta saudável, fazer exercícios, manter um bom peso e beber muita água.

Nesse mês procure maneiras de se ajudar e ajudar a outras, avisa aquela amiga, a mãe a vizinha ou qualquer mulher que busque maneiras de saber que está tudo bem! Na maioria dos casos é muito mais fácil achar a cura se você descobre o problema rápido!

Nós da Destaque apoiamos essa causa e como incentivo a todas as mulheres vamos usar esse mês para postar mensagens motivacionais que ajudem a lembrar a importância desse exame.

#setoque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *