Faturas, notas fiscais, recibos e muito mais compõem as operações diárias de uma empresa. É necessário que os departamentos de Contabilidade, Compras e Finanças armazenem e gerenciem arquivos de maneira adequada. Sem uma solução de gerenciamento de documentos empresarial segura e prontamente acessível, isso pode ser difícil e potencialmente desastroso para a empresa.

A gestão documental para contabilidade nunca foi tão importante como é agora em nossa era digital. O papel do contador está se transformando rapidamente, devido às novas tecnologias. Isso possibilita que o profissional contábil moderno não fique mais sobrecarregado com tarefas manuais e repetitivas, como digitação de lançamentos, por exemplo. Em vez disso, os softwares de contabilidade estão viabilizando cada vez mais a automatização dos processos.

Assim, o papel do contador está migrando para um perfil de consultor de negócios, que ajudará os clientes mais proativamente com questões como avaliação do passivo empresarial e de investimentos. Assim, fornecendo um suporte mais qualificado e abrangente para o sucesso do negócio.

Tem dúvidas sobre isso? Então, a seguir, confira as principais razões pelas quais a Gestão Documental está transformando a organização contábil.

É o fim das atividades manuais?

Muitas tarefas que os contadores faziam até hoje, não devem ser mais executadas, em um futuro próximo, devido à automação de processos, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Hoje, a coleta e o processamento de dados podem ser feitos de forma totalmente autônoma, o que libera os profissionais para desenvolverem novas habilidades e competências, que geram mais valor ao serviço contábil.

Gestão Documental e o papel do contador do futuro

Os contadores precisarão adotar os rápidos avanços na tecnologia contábil, se quiserem permanecer relevantes no mercado. Isso inclui se manter atualizado com as tendências tecnológicas, otimizar e adaptar o software de contabilidade atual para atender às necessidades de sua empresa e estar aberto para aprender mais sobre tecnologias avançadas e análise de dados.

Um sistema de Gestão Documental como o McFile tem o poder de suprir os métodos de contabilidade tradicionais em termos de eficiência, precisão e velocidade. Isso ajudará a reduzir o trabalho de digitação de lançamentos e a minimizar erros e retrabalhos. A tecnologia também permite que os contadores ofereçam aos seus clientes o acesso aos seus dados a qualquer momento e em qualquer lugar, com apenas alguns cliques.

Com menos tarefas administrativas e entrada de dados otimizadas, os escritórios contábeis podem considerar oferecer, por exemplo, serviços de consultoria e relatórios de inteligência avançados. Ao tornar-se um consultor de negócios, o contador poderá revisar os dados financeiros da empresa do cliente, identificar quaisquer problemas e apresentar soluções de modo proativo e valioso.

Como criar uma cultura de transformação digital com a implementação da Gestão Documental?

Os escritórios contábeis não devem se restringir apenas a ter um departamento de TI bem equipado. Em vez disso, é preciso ter uma mentalidade digital dentro da empresa, sendo compartilhada com todos e com soluções tecnológicas sendo adotadas em todos os setores.

Tornar digital uma organização contábil requer a contratação de pessoal com conhecimento digital ou, pelo menos, demonstrar entusiasmo pelo aprimoramento de habilidades. Será preciso identificar deficiências no negócio e, em seguida, buscar as habilidades certas para preencher as funções em aberto. O treinamento também é uma ótima maneira de reter, valorizar e aperfeiçoar seus talentos internos.

DIMINUA OS CUSTOS OPERACIONAIS ENQUANTO AUMENTA A PRODUTIVIDADE

Com a implementação da Gestão Documental em sua empresa ou setor contábil, você poderá explorar novos serviços para expandir suas operações e lucratividade. A tecnologia pode otimizar sua produtividade, realizando cálculos e previsões complexas com resultados de valor para os clientes.

Portanto, se você quiser expandir sua carteira de clientes por meio de serviços de valor, é preciso investir na gestão documental. E então, você está pronto para a Gestão Documental?

Confira nosso outro artigo sobre como dois de nossos serviços estão sendo um aliados para diversas empresas: https://destaque.com.br/conheca-nossos-servicos-de-digitalizacao-e-guarda-de-documentos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *