No dia 12 de março é comemorado o dia do bibliotecário, essa data foi estabelecida em homenagem a Manuel Bastos Tigre, que foi o primeiro bibliotecário concursado do Brasil e que nasceu no dia 12 de março! Como sempre bem pontuado, ao Bibliotecário não compete apenas aceitar ser um disseminador de informação, mas além disso, valer-se de novos métodos e instrumentos, para levar essa mesma informação ao usuário.

Por isso surge a pergunta: Como a Gestão Documental pode beneficiar Bibliotecas? Pois bem, a gestão de arquivos em uma biblioteca, não é apenas guardar livros. O gerenciamento de documentos tem sido o caminho para muitas bibliotecas terem agilidade e facilidade na busca por informações. Além da economia e controle das informações com maior precisão que uma gestão eficaz de arquivos interfere, inclusive, no cumprimento de regras previstas por lei e obviamente a melhor organização.

O processo de descarte também pode ser programado de acordo com a temporalidade. Esse atributo determina o prazo que cada registro deve ser mantido.

Com a aplicação de metodologias padronizadas e tecnologias, fazer a gestão do seu acervo bibliotecário fica muito mais fácil. Os processos que a Destaque empregam com seus parceiros e clientes são seguros e personalizados para que sua biblioteca tenha a melhor experiência com o seu público.

Outro ponto importante, é o papel que a digitalização tem em transformar documentações físicas, livros antigos, em dados digitais organizados e simples de consultar. Para isso avaliamos e recomendamos nossa ferramenta McFile, com as orientações que você precisa para que o processo seja o mais seguro possível.

Benefícios da Gestão documental em Bibliotecas

  • Transferência Ordenada de Acervos bibliográficos e/ou arquivístico;
  • Catalogação e indexação de acervo bibliográfico;
  • Controle de periódicos;
  • Cadastramento, atualização de documentos e controle de qualidade no banco de dados;
  • Digitalização;
  • Elaboração de política de eliminação de documentos;
  • Organização de biblioteca;
  • Triagem de acervo.

Conheça nossa consultoria de serviços e saiba como podemos ajudar sua biblioteca a alcançar o máximo rendimento com soluções eficientes. Temos expertise e equipe qualificada a mais de 20 anos em Gestão Documental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *