Talvez você já tenha ouvido falar na palavra Metaverso, não é mesmo? Depois de acompanharmos várias soluções tecnológicas como a realidade virtual, modelagem 3D, cloud computing e implantações da Web 3.0 e do 5G, agora é a vez dele.

Embora este termo possa ser digno de filmes, especialmente do Universo Cinematográfico da Marvel, o Metaverso da nossa realidade é basicamente formado por mundos virtuais que simulam a realidade física.

Desse modo, seja através de filmes ou até mesmo com a mudança do nome do Facebook para Meta, a palavra tem sido cada vez mais pesquisada por muitos brasileiros para que além de compreender o seu respectivo significado, também compreenda o conceito por trás do termo.

Sendo assim, como acontece em todo processo de avanço tecnológico, a inovação também traz junto com ela uma série de dúvidas sobre os impactos, sejam positivos ou negativos, que acarretará ao mundo. 

Para que entenda melhor sobre o significado do Metaverso, sua conectividade com as empresas e como afetará os negócios, continue acompanhando a leitura. .

Ferramentas da gestão documental facilitando a era do Metaverso.

Quando o assunto é documentos, a gestão documental pode contribuir muito para essa nova fase do mercado de trabalho que promete ser cada vez mais digital e interativa, necessitando do acesso rápido e seguro às informações necessárias para a devida execução das tarefas que garantirão o pleno desenvolvimento da corporação.

Desta maneira, existem ferramentas que auxiliam significativamente na hora de efetuar as práticas de uma qualificada gestão documental. Sendo elas:

  • Digitalização de documentos.

A digitalização de documentos viabilizou o processo de adaptação ao trabalho remoto nos últimos dois anos, permitindo a entrada de novas técnicas de automação de atividades das empresas, consistindo na transformação de documentos físicos em dados e informações capazes de serem identificadas por robôs e outros sistemas tecnológicos.

Além disso, a contínua utilização da digitalização de documentos no âmbito de trabalho e a evolução rumo ao Metaverso fará com que essa ferramenta torne-se imprescindível para que colaboradores e até mesmos seus referentes avatares consigam ter acesso às informações da organização de forma rápida e segura, por intermédio de qualquer ambiente virtual que possua internet. 

  • Gerenciamento eletrônico de Documentos (GED).

E, como mencionado anteriormente, a digitalização foi o que possibilitou e abriu portas para a aplicação de tecnologias já existentes e outras que ainda estarão por vir mediante as incessantes evoluções do mercado.

Uma dessas tecnologias que já existem é o Gerenciamento Eletrônico de Documentos, mais conhecido também como GED, no qual nada mais é do que um sistema que atribui um sentido mais amplo ao processo de gestão documental dentro das empresas, pelo fato de certificar acesso absoluto aos documentos e informações primordiais para a tomada de decisões.

Mas você realmente compreende a importância de um GED? Um exemplo bastante interessante de se pensar é: imagine poder acessar absolutamente todos os dados fundamentais para planificar e definir as devidas funções de qualquer lugar que você esteja? Com o GED isso é muito mais do que possível! Muitas instituições já estão aproveitando esses proveitos na sua rotina de trabalho.

  • Assinatura digital.

Outra ferramenta para uma melhor eficácia na gestão documental de uma empresa para essa nova era do Metaverso é assinatura digital, uma forma de assinar documentos online com rapidez, validade jurídica e segurança de dados criptografados.

Pare um pouco e analise, quanto tempo você espera pela devolução de um documento após enviá-lo a um cliente para recolhimento de assinatura? Isso atrasa todo o processo de trabalho, principalmente quando os clientes são difíceis de localizar ou até mesmo quando cometem um erro ao assinar os documentos.

Ou seja, desse modo, é possível criar um ambiente de trabalho completamente digital, mas sem deixar de lado a necessidade de autenticar documentos para garantir segurança jurídica para sua corporação e proteger seus clientes.

“Mas afinal, qual a sua ligação com o mundo corporativo?”.

Não vai ser preciso pensar muito longe para imaginar quais utilidades o Metaverso já tem reservado para o mundo corporativo. As reuniões virtuais são apenas o começo, já que a tendência é que as empresas possam até mesmo investir em treinamentos corporativos e simulação de projetos.

A gestão documental está avançando muito por meio da transformação digital dentro das organizações e está andando lado a lado com as evoluções do mercado de trabalho, que facilitam demasiadamente a realização de atividades, encurtando distâncias com rapidez, segurança e facilidade no acesso à informação

Sendo assim, com o Metaverso não será diferente, pois juntamente com as redes sociais e o progresso das moedas digitais, a gestão documental está avançando cada vez mais e se reinventado para facilitar essa nova rotina de trabalho com muito mais presença no digital, porém claro, não menos real.

Avatares, ambientes de trabalho digitais e a facilidade do acesso às informações sejam de onde forem, são as mais novas tendências de 2022.

A ideia também tem sido trazer todos os aspectos da vida real dos seres humanos – relacionamentos, estudos, lazer, consumo, etc – para o virtual e permeá-los de maneira imersiva.

Por estes motivos, estar preparado para elas é uma tarefa crucial para qualquer empresa que tem um compromisso com a inovação e a transformação digital.

Metaverso e Segurança da Informação: a importância da proteção à identidade.

  • Definição e impactos.

Como já citado, o Metaverso, em síntese, é como uma realidade virtual paralela que depende completamente de estruturas tecnológicas do mundo real para existir e representar a realidade.

E, embora esse termo tenha se popularizado com a mudança de posicionamento do Facebook, que acabou passando a se chamar Meta, o termo em si existe desde os anos 90, no qual é muito conhecido por quem é fã de jogos.

Contudo, como sabemos, as mudanças tecnológicas também trazem consigo uma tendência de fraudes e falsificações, já que enquanto todos estão fascinados com a novidade, os famosos “hackers” estão procurando por vulnerabilidades, uma forma de passarem despercebidos.

Podemos perceber isso com base em históricos anteriores, mas desta vez, temos a possibilidade de estabelecer princípios fundamentais de segurança que gerem confiança e tranquilidade.

Portanto, nesse novo mundo, um dos pontos que acendem alerta é o roubo de identidades, que veremos logo abaixo.

  • Identidade e transparência.

A identidade é o primeiro prisma a ser atacado, sendo então fundamental trabalhar a identidade nesse conjunto de mundos virtuais.

O phishing, que nada mais é do que ameaças virtuais, também chamados de crimes cibernéticos, onde pessoas mal intencionadas aproveitam oportunidades para tirar proveito de outras pessoas na internet, pode aparecer no metaverso em forma de um avatar de um caixa em um lobby de banco virtual, ou uma réplica do seu diretor convidando para uma reunião em uma sala de conferência virtual. Por esta razão, é muito mais do que necessário que as empresas compreendam e saibam que suas identidades serão gerenciáveis.

As organizações interessadas no metaverso, devem se preocupar com a segurança e estar dispostas a participar das atualizações. A transparência ajuda no processo de aprendizagem sobre segurança. 

  • Defenda seus dados! 

Os problemas relacionados à internet irão persistir em nossa realidade, no entanto, estamos em crescimento com as indústrias tecnológicas com a cooperação contra ameaças, medidas de proteção e monitoramento. Então, com o mundo do metaverso chegando, não será diferente.

Essa plataforma possivelmente gerará fluxos de dados com o potencial de melhorar a autenticação, identificar atividades suspeitas ou maliciosas, fazendo com que as medidas de segurança se tornem mais eficazes e poderosas.

  • Segurança da informação à serviço da inovação.

Em nosso cenário atual, é mais do que preciso investir em segurança da informação em uma escala mais abrangente das ferramentas que usamos hoje, olhando essa área de forma mais estratégica e necessária para a devida proteção dos dados da empresa e, por consequência, da reputação das marcas.

Para isso, conte com especialistas capazes de definir ferramentas, processos e informações específicas para o seu negócio!

Conte com soluções personalizadas para sua empresa!

A Destaque é a empresa ideal para você inserir sua organização no Metaverso, garantindo a segurança de todos os dados e informações. Entendemos que cada corporação tem suas particularidades e necessidades, por esse motivo, oferecemos soluções personalizadas e modernas através da tecnologia. 

Oferecemos essa e outras soluções práticas para facilitar as atividades da sua instituição. Portanto, entre em contato conosco agora mesmo e agende uma consultoria 100% gratuita, nossos especialistas estão sempre apostos para propor as melhores ferramentas e garantir resultados promissores no desenvolvimento de seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *