O arquivista é um profissional que organiza, reúne, preserva, controla e fornece acesso a informação orgânica e registrada. No dia de hoje a DESTAQUE agradece a todos os arquivistas que trazem facilidade e cuidado na gestão de documentos para tantas empresas!

Mas e aí, você sabe mais detalhes do que nós fazemos?

Nossa função é muito mais que guardar arquivos, o Arquivista vai organizar da melhor maneira seus arquivos e deixa tudo de fácil acesso para todos da empresa. é responsável por planejar, analisar e implementar boas práticas e métodos que permitam a preservação de documentos, de forma a proteger o conteúdo do arquivo e assim facilitar a sua consulta e acesso.

O dia 20 de outubro foi escolhido como o Dia do Arquivista porque no dia 20 de Outubro de 1823, o então deputado Pedro de Araújo Lima, futuro Marquês de Olinda, apresentou a proposta de inclusão no projeto da Constituinte sobre a criação de um Arquivo Público no Brasil.

Além desse fato histórico de extrema relevância para o início da preservação do acervo histórico documental do país, em 1971, no mesmo 20 de outubro, a inauguração da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) consagra a data comemorativa desses profissionais.

Funções:

  1. Apoiar a organização, administração e controle dos documentos remanescentes nos arquivos de gerenciamento.
  2. Efetuar a atualização do inventário dos arquivos gerenciais e centrais.
  3. Revisar e atualizar o sistema de gerenciamento de documentos, programa e tabelas de retenção existente.
  4. Respeito pela gestão documental: receber, verificar, classificar, ordenar de acordo com tipo, conservação física (remoção de metais, descontaminação, limpeza), etiquetar e identificar caixas ou pastas, inventário conforme formulário pré-estabelecido, inserir bancos de dados, embalar, transferir, consultar, recuperar, fotocópia e reinserir.
  5. Implementar as tabelas de retenção de documentos ausentes.
  6. Treinar funcionários da empresa em gestão de documentos.
  7. Apresentar o requisito de que o padrão atual de arquivamento requer entidades no planejamento e aplicação de instrumentos técnicos como: GPD,PINAR, TRD E TVD.
  8. Determinar as ferramentas metodológicas para o desenvolvimento e administração do sistema de gestão de documentos que permite aos funcionários adotar estratégias e ações voltadas para o fortalecimento do programa arquivístico das diferentes áreas da entidade.
  9. Recomendar controles para os diferentes processos de gestão da informação.
  10. Auxiliar os diferentes comitês de arquivamento da entidade, para a tomada oportuna das decisões.

Olhando essa lista percebemos que as funções que os arquivistas desempenham são super importantes e com certeza merecem um dia para chamar de seu!

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