A cultura organizacional é definida como um conjunto de normas, hábitos e valores compartilhados pelas pessoas que colaboram em uma empresa, que criam um sentimento de pertencimento à organização, além de favorecer a integração entre os indivíduos.
Este conjunto de características permite descrever a empresa, a sua experiência, crenças, valores e psicologia interna, criando uma identidade própria com a qual os colaboradores se podem identificar e, assim, trabalhar num ambiente mais harmonioso.
A criação de uma cultura organizacional adequada é de extrema importância, desde que aplicada corretamente, definirá as estratégias, estruturas e sistemas da empresa, gerando comportamentos positivos, tanto individuais quanto coletivos, e refletidos diretamente nos resultados dos trabalhos obtidos.
Os principais benefícios de ter uma cultura organizacional
Você cria sua própria identidade para a empresa, o que permitirá aos colaboradores trabalharem em uma estratégia alinhada aos valores da organização, fortalecendo a integração e o sentimento de pertencimento.
Vão aumentar os níveis de produtividade dos colaboradores, pois ao operar num ambiente em que se sintam confortáveis permitirá que se concentrem totalmente nas tarefas que devem realizar.
A empresa vai projetar uma boa imagem, tanto dentro como fora dela. Isso permitirá que sua marca seja reconhecida e comentada de maneira positiva.
Ao promover o sentimento de pertencimento, você reduz a rotatividade de empregos, pois os funcionários que compartilham os valores da empresa serão mais leais a você. Isso permitirá que você evite a substituição de colaboradores e economize nas despesas que isso representa.
Por ter uma boa reputação, mais profissionais terão interesse em colaborar com sua empresa. Para sua organização, o processo de atração de talentos será muito mais fácil.
Lembre-se que a cultura organizacional é a carta de apresentação da sua empresa, que descreve a personalidade da mesma, além de colaborar na integração, produtividade e obtenção de bons resultados.
Definir os valores, normas e objetivos da empresa e alinhar o trabalho a eles não só o ajudará a manter um bom ambiente interno, mas também a gerar uma reputação positiva que permitirá que a organização se posicione e atraia mais clientes, fornecedores e talentos.
Como Criar uma Cultura de Comunicação na Empresa
Já vimos tudo que compõe a cultura organizacional e o quanto a comunicação é importante para sua consolidação, mas e se quisermos construir uma cultura de comunicação?
Muitas empresas não têm a comunicação acontecendo estrategicamente, sofrem com a rádio corredor e utilizam canais que são totalmente ignorados pelos colaboradores.
Mas por que isso acontece? Quais são as ações necessárias para inverter essa situação e construir uma comunicação eficaz e que acompanhe o mundo que estamos criando?
Vemos a tecnologia avançando em uma velocidade incrível, assim como a indústria e aspectos ligados ao nosso desenvolvimento pessoal.
Nós estamos nos desenvolvendo rapidamente. Já se fala em líder 4.0, inteligência artificial, realidade virtual e futurismo, mas por que a comunicação interna não consegue acompanhar essa evolução?
Talvez seja o momento de parar e pensar como todas essas inovações que estão surgindo vão impactar o nosso trabalho e relacionamento interpessoal e entender que a comunicação interna precisa acompanhar essa evolução.
A evolução está totalmente relacionada à forma que nos comunicamos e se prestarmos atenção são exatamente essas as mudanças que mais impactam em nosso dia a dia, os meios de comunicação que utilizamos.
Também surgiram as startups e as empresas unicórnio, inovadoras, colaborativas e escaláveis, e as empresas que não se enquadram nesse contexto se questionam como podem se renovar e acompanhar a evolução sem mudar sua essência.
Concluímos que uma cultura de comunicação é o ponto inicial para essa renovação acontecer em uma organização e essa cultura está embasada em confiança, feedback, engajamento e reconhecimento. Todos os hábitos e mudanças começam com a comunicação e se uma organização não possui a comunicação como cultura, dificilmente estará pronta para inovar e se transformar.