Com o crescimento exponencial da tecnologia e especificamente das redes sociais, a comunicação também evoluiu e uma nova forma de compartilhar informações, conversar e se relacionar surgiu através das redes sociais.

O que antes era uma ferramenta utilizada na vida pessoal para aproximar as pessoas no dia a dia, hoje já é o instrumento de trabalho de muita gente. E com as redes sociais corporativas, essa nova maneira de se comunicar também se transformou em uma solução para otimizar a comunicação interna das empresas.

AFINAL, O QUE É UMA REDE SOCIAL CORPORATIVA?

Se você pensa que a Rede Social Corporativa (RSC) é um grupo da empresa no Facebook por exemplo, está longe de entender o conceito. Também está longe de ser uma intranet evoluída. A rede social voltada para empresas nada mais é do que uma plataforma versátil, que busca oferecer aos colaboradores uma experiência semelhante ao que se encontra nas redes convencionais, porém em vista de um posicionamento estratégico da empresa.

Ou seja, estamos falando que essa plataforma empresarial quer gerar engajamento para os assuntos de interesse da organização, incentivando a integração entre equipes e a celebração de conquistas de maneira conjunta.

Sendo assim, cada profissional terá seu perfil e sua timeline, podendo publicar informações, arquivos, criar tópicos de debate, compartilhar ideias e, acima de tudo, criar um vínculo mais real com seus colegas de trabalho.

Se isso é possível nas redes tradicionais, como o Twitter, por exemplo, por que não pode acontecer o mesmo dentro do local de trabalho?

As redes sociais têm um potencial muito forte em unir pessoas que compartilham das mesmas opiniões e provocar discussões construtivas sobre temas para os quais há diversas perspectivas.

Em outras palavras, há uma liberdade maior para expor opiniões mesmo sem ter um relacionamento direto com a outra pessoa.

Essa é uma ótima estratégia que empresas podem aproveitar para manter o ambiente interno constantemente aquecido de novas ideias e trocas entre membros das equipes.

Além de facilitar a comunicação nos ambientes de trabalho, a rede social corporativa é uma ferramenta que dá voz a cada colaborador, independente da área ou cargo que ocupe. Abaixo, separamos 6 exemplos práticos de como as redes sociais corporativas transformam a experiência do seu colaborador!

Melhora na comunicação do time
Com uma rede social colaborativa, é possível integrar áreas que, sem a presença da rede social, não se comunicariam normalmente. Grandes corporações com escritórios ou filiais em diferentes partes do mundo podem aproveitar o benefício para integrar todas essas unidades e manter os processos internos alinhados com todas as áreas.

Estimula o engajamento do time
Como essa ferramenta propõe uma melhora na comunicação entre todas as áreas e possibilita que todas as tarefas, projetos e novidades estejam à disposição de toda a equipe ao mesmo tempo, sua equipe se sente incentivada para participar e ser ainda mais engajada nas ações da empresa. Isso porque a rede social corporativa desperta um sentimento de pertencimento, de ser parte essencial do trabalho e do objetivo maior que deve ser atingido por todos.

Harmonia nas relações corporativas
Utilizando ferramentas que integram a comunicação, o relacionamento corporativo entre a empresa e seus colaboradores, fornecedores e clientes é ampliado.

Além de melhorar o clima organizacional, principalmente pela interação constante entre os setores, os usuários envolvidos ficam por dentro dos processos internos, se motivam pela competição saudável — ampliada pela necessidade de demonstração coletiva de desempenho — e aumentam sua consciência e seu comprometimento com resultados positivos globais.

Dissemina a cultura da empresa
A identidade da organização, reforçada pelo propósito ou ideologia, chega a todo o corpo funcional por meio dos veículos de comunicação interna. Estas ferramentas ajudam a criar uma unidade para a instituição, que acaba conectando os colaboradores em todas as ações executadas interna e externamente. Quer um meio fácil de dar uma cara para toda sua empresa? Invista em comunicação.

Empresas que são abertas e transparentes ganham respeito dos seus colaboradores e indiretamente incentivam a valorização dos funcionários. Esse fácil acesso à informação faz com que os colaboradores sejam porta-vozes da marca e reforcem a imagem positiva da organização no mercado.

Potencializa a produtividade
Quando a equipe está inteirada de tudo o que acontece na empresa, a sensação de pertencimento desperta interesse e estimula a produtividade para alcançar os objetivos traçados.

Com a comunicação corporativa é possível fazer com que os colaboradores sejam reconhecidos como peças chave dentro da organização. Profissionais que recebem feedbacks constantes se sentem parte do negócio e esse pertencimento torna-os ainda mais engajados.

Reduz o tempo de procura por informação
Se os dados estão concentrados em meios oficiais, achá-los fica mais simples. Você acaba criando, mesmo sem querer, um banco de dados com conhecimento organizacional. Além disso, os meios de comunicação interna acabam enviando para o colaborador informações que, por muitas vezes, ele teria de procurar. Isso ajuda a poupar tempo e deixa a vida do funcionário mais prática.

Integração. Colaboração. Eficiência.

Nem sempre é fácil vender a ideia de usar uma intranet a todos os funcionários de uma empresa.

O McFile facilita esse processo através de seus recursos de rede social corporativa integrados com o sistema de gestão documental. Com isso é possível compartilhar não apenas os documentos e processos com seus colegas, mas também acompanhar toda a vida de um arquivo recebendo notificações sempre que ele for alterado, eliminando assim a cachoeira de e-mails de revisões de diferentes áreas da empresa.

O uso da rede social ainda facilita a geração de inovações e incentiva o empreendedorismo interno, graças à facilitação do processo de comunicação interno gerando um melhor networking entre setores.

Como explicamos neste post, as redes sociais corporativas podem contribuir na comunicação entre todas as áreas e são essenciais para manter todos os colaboradores alinhados aos objetivos estimados e resultados alcançados. Que tal bater um papo com nossos consultores e analisar como uma rede social corporativa pode evoluir e engajar sua equipe?

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