Produtividade é um conceito que há muito tempo é visto como o ouro nas empresas. No entanto, com tantas empresas atualmente transferindo para operações remotas diante da pandemia do Coronavírus, pode ser um desafio para todos os envolvidos trabalharem tão produtivamente quanto no escritório. Por outro lado, com comportamentos certos podemos nos tornar ainda mais produtivos trabalhando remotamente.

Vamos analisar algumas sugestões que podem ajudar você a garantir que seu trabalho seja produtivo mesmo trabalhando remotamente.

A comunicação fica ainda mais importante

A menos que você como empregador ou funcionário seja completamente auto-suficientes em suas responsabilidades (o que é improvável), vocês precisarão interagir com seus colegas de trabalho, além de manter contato com clientes. Essa necessidade não desaparece só porque você está trabalhando em casa.

Como resultado, é crucial que haja linhas de comunicação abertas entre você e outros membros da equipe e que elas sejam usadas extensivamente – quase excessivamente.

Por quê? Simplificando, para compensar a grande quantidade de comunicação pessoal que você perde durante esse período, você precisa ter uma linha de comunicação aberta, porque é muito mais fácil compartilhar idéias e colaborar.

Portanto, agora é ainda mais importante que você reforce bons hábitos de comunicação, a ponto de eles se tornarem parte integrante do fluxo de trabalho diário. Certifique-se de que sua equipe saiba quais opções estão disponíveis para eles em termos de comunicação, e que eles estejam sendo usados ​​sempre que necessário.

Flexibilidade é um benefício

Obviamente, nem todo funcionário trabalha da mesma maneira. Alguns podem achar que certos horários são mais eficazes que outros, algo que o ambiente do escritório nem sempre permite. Quando sua equipe está trabalhando em casa, no entanto, eles podem ter uma oportunidade maior de mudar seu cronograma para atender aos seus próprios padrões de produtividade. Contanto que o trabalho seja feito, certo?

Isso pode até ajudar os funcionários quando eles têm outras obrigações a cumprir. Se alguém em seu escritório tiver uma consulta com um dentista por exemplo, em vez de tirar um período inteiro de folga sacrificando custos e produtividade, esse funcionário poderá trabalhar em casa antes e após a consulta para compensar o problema, tempo que de outra forma seria perdido. Todo mundo ganha!

Certifique-se de que sua equipe esteja ciente que mais do que a chance de de ficar de pijama o dia todo, o trabalho remoto pode ser usado para melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e permitir que eles evitem quaisquer consequências derivadas da falta de tempo no escritório.

Existem limites

Um dos maiores obstáculos que muitas organizações tiveram de vencer para a implementação do trabalho remoto é a ideia de que é muito fácil para um funcionário se distrair quando não está no escritório. Certifique-se de que seus funcionários se lembrem de como pode ser fácil ser distraído por outras tarefas não relacionadas ao trabalho – até mesmo tarefas domésticas – e que esse fenômeno pode acontecer com a mesma facilidade no escritório, por isso mais foco é necessário.

A presença de membros da família também pode contribuir para algumas distrações bastante significativas (quase todo mundo já viu a entrevista da BBC com o professor Robert Kelly feita ao vivo, onde seus filhos pequenos invadiram o quarto onde ele estava e roubaram a atenção dos telespectadores do programa). Membros da família dividindo o mesmo ambiente podem atrapalhar, mas também tem o potencial de ajudar a mantê-lo focado. “Você não deveria estar trabalhando?” Incentive seus funcionários a recrutar membros da família para fazer isso.

Por razão do coronavírus ou por qualquer outro motivo, a produtividade é possível de qualquer lugar, desde que você tenha as ferramentas e estratégias necessárias.

Achou essas informações úteis? Acompanhe nosso blog para mais artigos como este. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar abaixo. E se quiser bater um papo com nossos consultores sobre como melhorar a gestão de documentos na sua empresa, deixe seu contato aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *