É muito comum iniciar o mês de Janeiro planejando nosso ano de trabalho e conquistas. Convenhamos que 2020 não foi um ano fácil para todas as empresas. Junto com pandemia veio um ano de muita adaptação em que muitas vezes nos fez sentir longe de nossos colegas de trabalho afetando a união da empresa.

Apesar de tudo, muitas empresas optaram pelo home office e conseguiram manter a união mesmo distante, por isso nesse artigo vamos falar sobre o que podemos fazer para que 2021 seja um ano cheio de trabalho em equipe!

Melhore a comunicação

Muita importância geralmente é atribuída à imagem pública de um projeto ou empresa; entretanto, o interno é negligenciado. Elabore um plano em que a melhoria do diálogo e de todas as instâncias seja tão poderosa que ninguém diga “não descobri” e todos começam a expressar “Tenho orgulho de fazer parte disso”.

Manter instâncias de feedback

Esta é uma ferramenta fundamental para fornecer feedback a cada momento com retornos que permitem a melhoria contínua. Lembre-se de que feedback não é apenas falar, mas é ratificado por meio de pequenos gestos diários. Se você está em home office por exemplo, não deixe de dar importância ao feedback, uma chamada de vide, e mail ou até mesmo uma mensagem mostrando interesse em saber como sua equipe está indo em determinado projeto.

Mentoria interna

Está comprovado que o que se pratica se aprende melhor. Procure aqueles com mais experiência em uma área e desenvolva um programa para induzir outras pessoas e vice-versa. Promova o intercâmbio entre as gerações e verá quantos problemas de lacuna estão sendo resolvidos.

Conheça os problemas e as soluções do canal

Os líderes e gerentes precisam superar as dificuldades e ser os facilitadores. Na prática, muitos tendem a ser “complicadores” das coisas. Essa mudança de atitude é decisiva.

Peça opiniões

Outro problema organizacional frequente é considerar que pedir opiniões sobre questões cruciais é desaprovado, porque alguns podem pensar que perderão o poder ou que mostrarão sua ignorância. Nada mais longe: esta atitude de abertura para compreender e aprender reforça o espírito do líder e é transmitida para toda a empresa.

Possua espaços para reflexão

Fazer no trabalho é essencial; no entanto, é importante incorporar espaços para pensar. Segmentos do módulo por equipes, todos juntos, e por diretrizes, especificamente dedicadas ao desenvolvimento de ferramentas de autoanálise organizacional que, uma vez aprendidas, podem ser auto facilitadas. Ao mesmo tempo, você ajudará cada colaborador a incorporá-los em sua vida.

Crie projetos especiais

Poucas coisas são tão motivadoras quanto convidativas para sair da rotina. Desenvolver equipes com pessoas de diferentes áreas na busca de um objetivo específico; Estabeleça um tempo e uma meta e apoie-os em realizá-los. Vou vai ver como a motivação deles aumenta.

Conecte as pessoas à sua verdadeira paixão

Muitas pessoas podem estar desmotivados no trabalho porque não conseguem encontrar seu lugar no projeto. Mergulhe, dialogue e olhe fundo para ver o que os deixa animados. Conecte essa paixão com o que eles estão fazendo no trabalho e você verá como resolver vários problemas ao mesmo tempo.

Programa de treinamento de habilidades sociais

Dentro do programa de treinamento, as organizações de hoje precisam reforçar as habilidades que são mais regidas pelo hemisfério direito do cérebro (como comunicação, empatia, propósito, missão, visão, valores). O ideal é equilibrar o treinamento entre hard e soft, para gerar uma experiência mais completa em cada colaborador.

Reconhecer conquistas

Algo tão simples e deixado de lado é ter tempo para reconhecer o esforço e o mérito. Aproxime-se dos colaboradores, converse, parabenize-os em público; têm gestos simbólicos, pois aumentam significativamente a autoestima das pessoas.

Desafios seguros

Definir grandes metas é estratégico como parte da orientação e liderança de equipes. É sempre melhor ter um grande sonho e reduzi-lo em pequenos passos consecutivos para conquistá-lo. A propósito, você ensina a cada pessoa como eles podem alcançar na vida o que propõem aplicando o mesmo método.

Estabeleça metas e acompanhe-as

Relacionado ao acima exposto, como líder você deve acompanhar não apenas o que delega, mas também as metas que foram propostas em equipe. Mantenha as reuniões curtas e eficazes; evita a dispersão; ele redireciona a energia quando se desvia e retorna ao foco repetidamente.

Identifique os agentes de mudança

Em cada equipe há pessoas que brilham com sua própria luz. Eles são os agentes de mudança que não precisam de um título em seu cartão pessoal para se manterem motivados. Trabalhe com eles de uma maneira especial; conduza essa energia construtiva e incentive-os a projetá-la nos outros. Pense nessas pessoas em termos de presente e futuro para formar o quadro de líderes que pode surgir de dentro e, assim, gerar um círculo virtuoso interno que dará ainda mais força à sua empresa.

Além dessas estratégias, lembre-se de que seus colegas de trabalho têm uma vida fora do escritório com a qual precisam conciliar sua vida profissional. Permite que haja espaços e momentos para cada faceta. O trabalho em equipe traz vários benefícios para todos. A União faz a força!

Gostou dessas dicas? A Destaque Gestão Documental se preocupa com organização e organização não só de documentos, mas de pessoas e processos! Conta pra nós, o que sua equipe faz para se manter unida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *