Com a necessidade de atender às demandas do mercado com agilidade e praticidade, o mundo digital inova mais a cada dia. E o que para muitos é novidade, para outros, o Cloud Storage já faz parte da rotina. Talvez esse não seja o nome mais conhecido, mas apostamos que você já ouviu falar em armazenamento em nuvem. Pois é, ambos os termos tratam da mesma coisa.

Para se ter uma ideia, ao acessar suas redes sociais, compartilhar documentos com outras pessoas ou até mesmo ouvir músicas a partir de um servidor, você está acessando conteúdos que não estão na memória do seu computador e que podem ser localizados em qualquer lugar do mundo.

O armazenamento em nuvem nada mais é que um servidor com inúmeros Hard Drives que armazenam todo o tipo de informação, que é acessado remotamente por aplicações, sites e clientes.

Dessa forma, esse tipo de armazenamento vem ganhando a confiança de muitos usuários, pelo fato de já ter comprovado a capacidade de entregar seus arquivos a um servidor e garantir que eles não sejam roubados e nem perdidos em caso de algum problema.

 

Quais as vantagens desse tipo de serviço?

 

Quando uma empresa opta por utilizar esse tipo de armazenamento, ela pode começar a contar com uma série de benefícios, entre eles rotinas flexíveis e diminuição dos custos. Além disso, o Cloud Storage oferece a possibilidade de conectar sua empresa e seus dados em qualquer lugar do mundo, interagindo com seus funcionários e controlando todas as ações de qualquer computador, tablet ou smartphone de maneira rápida e segura.

Outras vantagens incluem a liberação de espaço em máquinas, já que muitas encontram-se sobrecarregadas e com sistemas lentos, além do fato de estar protegido caso aconteça imprevistos como apagões ou falhas mecânicas, uma vez que o salvamento é feito de forma automática e os dados estarão disponíveis e atualizados a qualquer momento.

E por falar em segurança, quando relacionada ao salvamento de arquivos em nuvem, as empresas devem estar sempre atentas, pois ao migrar seus dados para um ambiente remoto, é necessário manter-se protegido de qualquer vulnerabilidade. Mas como fazer isso? A resposta é simples, porém envolve uma série de afazeres que juntos, garantem mais estabilidade e eliminam os riscos de ameaças.

 

Garantindo a segurança de seus arquivos

 

O primeiro passo é verificar o quão confiável é o serviço oferecido. Ter conhecimento se a empresa já lida com dados de terceiros e qual a sua política de privacidade é essencial para evitar futuros problemas. Além disso, optar por um fornecedor com um bom custo benefício é muito importante. Isso, porque ninguém quer sair no prejuízo, muito pelo contrário.

Pensando nisso, a ferramenta ideal é aquela que possui um plano alinhado com o da empresa, uma rotina capaz de garantir a segurança dos dados e um conjunto de funcionalidades que atendam às necessidades e exigências do empreendimento. Outra ação indispensável é criar políticas de acesso e controle à esses arquivos. Com essas medidas, será possível evitar por exemplo, que dados sigilosos sejam acessados por qualquer pessoa.

Mobilidade, qualidade, rapidez e segurança estão incorporados ao armazenamento em nuvem. Então, as empresas que contratam esse tipo de serviço ganham um pacote completo, fazendo desse, um grande investimento estratégico.

Gostou das informações? Saiba que o McFile, nosso software de Gestão Eletrônica Documental é baseado na nuvem, em servidores da Amazon, que oferecem todas vantagens do armazenamento em nuvem. Conheça mais sobre o McFile aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *